segunda-feira, 29 de março de 2010

Hora do Planeta

Que dia bonito hoje, hein? Vocês não se sentem melhor? Como assim, “melhor pelo quê”? Pela “hora do planeta”, ué!


A famosa “Hora do Planeta” já acontece há alguns anos, uma iniciativa da rede mundial WWF para conscientizar a população sobre mudanças climáticas, sugerindo a todo mundo que durante uma hora do dia apaguem todas as luzes.

O mundo todo participa. Vários países ajudam apagando a iluminação de famosos pontos turísticos, como a Torre Eiffel em Paris, o Big Ben em Londres e a Ilha das Cabras em Balneário Camboriú (SC). Hhahaha, colocar a Ilha das Cabras no mesmo nível de Paris e Londres foi mal, desculpa aê...

Então, este ano o “projeto” ocorreu no último sábado. Não perceberam que durante às 20h30 e 21h30 muitas casas estavam com as luzes apagadas? Pois é, era por isso seu bobão, não me vai dizer que achou que as pessoas foram dormir tão cedo num sábado?

É um projeto legal. Cinematograficamente legal. Uma idéia a la Dali e Buñuel, mas penso: ajuda mesmo? Conscientiza alguém? O que adianta fazer a “sua parte” e logo às 21h31 voltar a destruir o planeta? Lembrando que a idéia é essa: conscientizar, uma forma de protesto; e não economia, por que uma hora de luz apagada sabemos que não salva ninguém. Pensem bem antes de taxar a iniciativa como “hipocrisia”.

A idéia é boa por ser uma oportunidade de fazer o mundo refletir sobre suas próprias atitudes, causas e efeitos, em conjunto; porém, a hipocrisia vem dos governantes que fazem um estardalhaço desta campanha, como se isso fosse a solução imediata para algum problema.

Deveriam ter decidido algo pelo planeta naquela convenção que teve em Copenhagen, onde o clima só esquentou (em todos os sentidos) e não saiu porcaria nenhuma de acordo.

Muita gente não ficou sabendo da iniciativa pq as emissoras de TV não são bobas de anunciar, né? Deveriam fazer como no horário de verão, orientando a troca de horário... com a mensagem de “desliguem seus televisores”. A informação sobre a iniciativa correu mais pela internet, para o azar dos anunciantes, que pagaram fortunas pra colocar uma propaganda no horário nobre e o povo desligou a TV.

Eu fiz minha parte. Desliguei tudo movido a energia elétrica, com exceção do ventilador, pq morrer de calor justo na hora do planeta ninguém merece, né? Como me achariam nessa escuridão?

E pior seria o espírito, imaginem a dificuldade de caminhar pra luz na “hora do planeta”?


Essa foto é da Torre Eiffel, linda não? Mesmo apagada, o charme da Cidade Luz não desaparece nem por um segundo. Aqui no Rio, se resolvessem apagar a luz da cidade toda, capaz de levarem até o Cristo! Eu soube que sábado a noite, durante a “hora do planeta”, apagaram 7 só na Rocinha!

Sem contar os gritos... “Ei, quem passou a mão na minha bunda?”, ou então choros, dentro do metrô “Mãe, mãe... nós vamos morrer?”. E na novela então, com o Zé Mayer por perto, imaginem quantas grávidas vão aparecer?

Me senti Deus quando a “hora do planeta” estava se esgotando. Já cheio de hematomas, por tropeções, fui até o último andar, olhei a cidade ao redor, naquele escuro nada me interessa, eu finjo ter pressa, me preparo, sinto-me como Zeus no Olimpo, ta dando 21h30 e grito...


– Faça-se a luz!


E a cidade se acende. Repito em latim, “fiat lux”. O poder está em minhas mãos. Então eu volto, ligo a TV e me deito... sentindo muita pena das pessoas em coma, que morreram nos hospitais que resolveram participar (é mentira, ta?).

Ou então das grávidas, que tiveram de esperar uma hora pra dar a luz... espero que não tenham apagado o namorado da Madonna por engano.


Dúvida cruel: quem teve coragem de apagar as luzes em Brasília? Logo no Planalto?