domingo, 21 de março de 2010

Mentos

Entrei no ônibus e estranhei o fato de cada passageiro estar com uma caixinha de Mentos nas mãos. Será que é um costume carioca que eu ainda não percebi? Ou é só coincidência entrarem apenas pessoas que comem mentos nesse ônibus?

Só então entendi, um vendedor ambulante distribuía caixinhas, com um papel, para cada pessoa. No papel dizia para ajudá-lo, comprando uma caixinha de chiclete, porque tinha não-sei-quem pra sustentar e era portador de não-lembro-qual-doença.

Engraçado que é clichê e eles não mudam o texto, sempre começam com o papo de que poderiam “estar roubando, poderiam estar matando, mas não, estão aqui pedindo/tentando vender um chiclete”. Alguns dizem o texto tão decorado, mas tão decorado, que mais parece BBB fazendo novela.

Já outros vendedores ambulante possuem um nível mais avançado, chegam até a fazer venda global. Observam o melhor ônibus para oferecer, analisam os passageiros, e já no corredor do bus usam o poder de percepção para saber a quem oferecer. Depois de convencerem, ainda oferecem uma água, tentando explorar ao máximo o potencial de compras do cliente. Como se não bastasse já tudo isso dentro de um ônibus, saem fazendo a pós-venda, perguntando se está bom e coisas do tipo. Fico impressionado.