sábado, 29 de maio de 2010

Festa do Interior


Acabei de chegar do São João Carioca, preciso compartilhar o quão lindo foi aquilo.

Primeiro que eu amo festa junina, traz lembranças gostosas, imagens da infância e cheiro de alegria, todos estão lá por uma mesma razão: se divertir. Vocês devem estar pensando “ué, mas ainda estamos em maio”. Pois é, a diversão por aqui começa cedo.

O evento teve como um dos organizadores ninguém menos que Gilberto Gil, que apresentou o show de lançamento de seu novo cd “Fé na Festa”. Gilberto já me faria ir num show só dele, mas esse foi especial, tiveram convidados pra lá de talentosos: Mart’nalia, Preta Gil, Vanessa da Mata, Zeca Pagodinho, Alcione e a suprema Gal Costa. Gosto de todos, mas quem me conhece, sabe minha paixão por esta última. Ah, e quem estava no palco apresentando as atrações era o Serginho Groisman.

A apresentação aconteceu na Quinta da Boa Vista, um dos lugares mais lindos aqui do Rio de Janeiro. É um parque com grande valor histórico, que ainda abriga o Jardim Zoologico da Cidade e o Museu Nacional do Brasil. Digo grande valor histórico porque lá foi residência da Família Imperial Brasileira, num magnífico palácio estilo neoclássico, que impressiona os olhos de qualquer um. Após o casamento, no século XIX, D. Pedro I e sua esposa, a Imperatriz D. Leopoldina passaram a residir o palácio. Ali nasceu a Rainha de Portugal D. Maria II, e o futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro II, que teve sua filha, Princesa Isabel, também lá. Toda vez que venho ao Rio, faço questão de visitar. De vez em quando pego um livro e vou pra lá, me deito naquele gramado e começo a ler.

Melhor escolha de local não podia ter. Tinham mais de 70 mil pessoas na festa! Antes de ir fiquei meio em duvida se iria gostar ou não, porque detesto muvuca e show aberto, geralmente não vou quando é assim, mas hoje me surpreendi: por ser um lugar grande, abrigou todo mundo e não deixou ninguém na mão, de qualquer lugar dava pra ver bem o palco e aproveitar o espetáculo. E que espetáculo!


Além da bela paisagem que é a Quinta da Boa Vista, hoje era noite de lua cheia, que no cair da tarde, nascia por trás do palco da forma mais linda possível, fazendo me pensar que a escolha do local do palco foi estrategicamente planejada com essa intenção. Eu comprei muita comida típica de festa junina (e outras que gordo gosta), como pipoca, pamonha, tapioca, paçoca, cocada e me sentei pra assistir o show... olhava pra frente, e via aquela linda paisagem, composta pelos artistas que gosto, pela natureza do lugar e pela lua, tão redonda lua, que boiava no céu, imensa e amarela (momento Tom Jobim), olhava para esquerda e lá embaixo estava o lago que pertenceu à Família Real, com gatos brincando ao redor, me deixando com saudade da Bridgitte, que ficou na minha casa em SC. E por fim, olhava para minha direita e lá estava ele: o Cristo Redentor, me fazendo lembrar que realmente moro no Rio. Até quando eu piscava e por segundos não via nada, valia a pena, porque ouvia a Gal cantando alguns metros de mim.

Vanessa da Mata estava linda, com aquela cabeleira que faz jus ao sobrenome, Alcione sambou feito uma Pomba Gira, Mart’nalia parecia um menino, um erê pra lá de animado, e Preta Gil, como sempre, animou geral. Curioso que Mart’nalia e Preta cantaram “Cabide” e “Sinais de Fogo”, duas composições da Ana Carolina, que sou fã.

Enfim, podia morrer ali que a última lembrança seria perfeita. Momentos assim não acontecem todos os dias, mas quando acontecem... ficam na memória. É um encontro seu com você mesmo e com tudo aquilo que te faz bem.

(Lago da Quinta)