sexta-feira, 14 de maio de 2010

Novelas



Adoro novela e tudo que envolve a teledramaturgia. Além de ser um dos nossos principais produtos de exportação, é responsável pela união do povo, pela sintonia brasileira, por falarmos a mesma língua e por criar dicussões sobre diversos temas. Como disse Aguinaldo Silva numa entrevista, são nelas que encontramos o verdadeiro retrato e história do país, de todas as épocas, a novela está para o Brasil assim como os seriados estão para os EUA.
Novela é informação. É literatura. São vários livros escritos durante todos esses meses. Cerca de 32 páginas por dia que o autor tem que desenvolver. É preciso ser muito criativo pra levar uma boa história ao ar. E os autores que fazem sozinho? Não é de admirar? Gloria Perez escreve sem colaboradores, do inicio ao fim, só ela! Pensem na responsabilidade! Como se não bastasse essa tarefa, em sua última novela, além de apresentar a cultura de outro país para MILHÕES de pessoas, ela ainda descobriu um câncer, e entre uma quimioterapia e outra levou a novela até o fim. E foi um sucesso, tanto que trouxe o primeiro Emmy para o Brasil!
É fútil? Depende do que você entende por futilidade e de como você interpreta aquilo que assiste. Novela é cultura, mas não dá pra viver só dela, a pessoa tem que passear em todos os campos... livros, cinema, etc... e novela também. É entretenimento. O mundo precisa SIM de futilidade, na medida certa, quem só lê Fernando Pessoa fica chato. Isso é sério. É uma coisa que constatei, a pessoa começa a escrever difícil, cheio de vírgulas, tudo com poesia... aaaai, é um saco. Jogo pela janela! Não venha ser abstrato comigo! Não transformem tudo em poesia, é sério, não é legal... é bonitinho de vez em quando, mas sempre? Enjoa! E você não quer ser uma pessoa enjoada, certo? Transforme o tédio em melodia, isso sim! Mas tudo em versos e prosa não. Não me venha falar que foi no mercado comprar verdura em forma de soneto que mando pra puta que o pariu!