sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ousada?


Existem cantores que não sei por qual razão o povo OU IDOLATRA, OU ODEIA. Um desses exemplos é a Maria Gadú. Não tem como só gostar?

Tô longe de fazer parte dos que a detestam, assim como dos que a amam. É até infantil esse amor todo com alguém que nem teve tempo o suficiente pra provar o talento, estamos conhecendo Maria Gadu, apenas isso por enquanto. Gosto de uma música e outra e estou aberto a conhecer novos trabalhos.

O que me indigna é essa pagação de pau e elogios forçados que só servem pra moto-táxi baixar o cd e ouvir no celular enquanto dirige, achando que é a nova Bethânia. Por que esse tesão todo da imprensa em querer esfregar um novo talento? Talentosa ela é, ouço mesmo, mas não me venham dizer que é responsável por trazer um novo rosto pra nossa música, pq sapa na MPB é mais batido que milkshake de ovomaltine. E nem se pode dizer que é "criadora" das releituras... na-na-ni-na-não.

Ousadia cantar Chico Buarque num mesmo cd que tem Kelly Key? I'm sorry, mas Sandy e Júnior cantavam Chico no mesmo show que tinha "Vamos pular", então para. Releitura de Kelly Key? Esse é o ápice do talento? Não né, achar engraçado e diferente tudo bem, mas a Mallu Magalhães faz coisa parecida, o mesmo "Shimbalaiê" dela está classificado junto com "Tchubaruba" no gênero criancês. E não sei se vocês sabem, mas "Shimbalaiê" foi composta por Maria Gadu quando ela tinha 10 anos. Li isso essa semana na Folha, e juro, nem precisava da confirmação, já imaginava. Deve ser ótimo pra ela, que vê o público dando prêmios pelo o quê fez no primário, mas não pra mim.

Como exemplo, mostro aqui a elogiadissima apresentação dela patrocinada pela revista VEJA, que adorou a ousadia da "nova roupagem" ao clássico "Trem das Onze", do Adoniran Barbosa.

Ousadia? Pois bem, aqui coloco a apresentação dela - que é boa - mas por favor, não chamem isso de original, já que há quase quarenta anos Gal Costa fez exatamente o mesmo com a mesma música, pegou o mesmo sambão e fez sua própria versão. Se é pra falar, que abra o peito, Gadu, e diga que é uma releitura da Gal, e não que tem essas ideias em epifanias no brejo.

Maria Gadú - Trem das Onze (2009)




Gal Costa - Trem das Onze (1973)