sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tico tico

Sempre sinto algo estranho quando estou no centro do RJ, como se em outra vida tivesse vivido por lá.

E quando ouço marchinhas de carnaval, Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, tenho mais certeza ainda... sou de outra época. Passo pelas ruas do centro carioca sentindo a História - com agá maiúsculo, ao meu redor. E preocupado com quem na correria se esquece do quão valioso tudo aquilo é...

O que me inspirou a compartilhar isso foi um vídeo que o Robson me mandou, de um filme que adoro. Clique aqui para assistir, é "Chica Chica Boom Chic" no filme "Uma noite no Rio"
Sou tão fã da Carmen Miranda que sempre que vou ao Rio faço uma visita onde o corpo dela descansa. Essa foto eu mesmo tirei:



Curioso que muitos artistas que temos orgulho, ou usamos como referência nacional, na verdade nem nasceram no Brasil. Carmen Miranda, por exemplo, é portuguesa. Clarice Lispector, considerada uma das maiores escritoras brasileira, na verdade é da Ucrânia. Marina Colassanti, que também não nasceu no Brasil e é destaque em nossa literatura - talvez das vivas, minha preferida, diz algo que concordo: não preciso de um endereço no Planeta, sou daqui, sou de lá, ninguém vai me obrigar a dizer que sou ou não sou brasileira e todos deveriam ser assim, do mundo.